A Tendência Como Vilã Do Desemprego

Fabiana Pardini Blanco

O avanço da tecnologia, a ameaça do fim dos empregos e o aumento de desempregados, fez com que todos tentassem descobrir quais as consequências imediatas e futuras da evolução científica nas relações humanas. A tecnologia é certamente uma das principais causas do desemprego mundial, pois a vaga do trabalhador foi substituída por máquinas.

Esses funcionários perdem o emprego e não têm outra oportunidade, porque todos os ramos de trabalho estão se modernizando, estão desaparecendo muitas profissões e atividades profissionais. Então aquele que deseja voltar ao mercado de trabalho deve se reciclar, buscando uma colocação em outra área ou ramo de atividade; para isso, ele deve estar preparado e a solução momentânea é a requalificação profissional.

A empresa que não se aperfeiçoar tende a desaparecer e com seu objetivo centrado na redução de custos, o quadro de profissionais é atingido. A partir daí, surgem novas exigências da empresa, que quer trabalhadores atualizados, mais experientes, com ampla formação e conhecimentos diversos, fazendo assim com que a busca de maior competitividade, de produtividade e de qualidade por parte das empresas torna-se necessária.

O empreendedor deve ser otimista, organizado e persistente para atingir seus objetivos e metas, ser exigente na qualidade e na eficiência, ser criativo e pesquisador para manter-se sempre em busca de novos caminhos e soluções, de novos negócios e oportunidades. Tem que estar aberto a mudanças e assumir riscos, ter a capacidade de conviver, sobreviver a eles e administrá-los, pois estarão presentes em qualquer lugar.

Precisa ter iniciativa para tomar decisões ousadas, buscando, entre outros fatores, sua realização, independência e sucesso; ter autoconfiança, autoconhecimento e possuir conhecimento do ramo; ter a capacidade de expor e ouvir ideias, saber se comunicar e conviver com outras pessoas dentro e fora da empresa; ter dedicação e responsabilidade para obter resultados.

Também é fundamental identificar e aproveitar oportunidades, ser curioso e estar sempre atento, saber trabalhar em equipe, questionar ordens, apresentar ideias e administrar o tempo de trabalho, e saber atuar em vários campos ao mesmo tempo. A competição é diária, e o profissional que não se encaixar neste novo perfil tende a ter menos chances no mercado de trabalho, podendo correr o risco de não sobreviver no mercado.

Voltar >


Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s