Ampliação do Terminal de Passageiros Santista busca melhor atendimento ao turista

Fabiana Pardini Blanco

O Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, situado na cidade de Santos e operado pela empresa Concais, passou por uma reforma de ampliação para atender a crescente demanda de passageiros de cruzeiros marítimos, oferecer mais conforto aos turistas de cruzeiros que embarcam, desembarcam ou que estão atracados no Porto, ampliar a capacidade de atendimento diário de passageiros, aumentar o número de empregos e para receber os navios das próximas temporadas, com capacidades cada vez maiores. Recebeu este nome, pois foi uma homenagem prestada a um comunicador importantíssimo de Santos.

Toda a ampliação foi iniciativa do Concais SA. No início das operações, em 1998, utilizava área de 4.500 m² e hoje ocupa 37.500 m². A retro área, de 18 mil m² é destinada ao apoio logístico de fluxo de ônibus, veículos de traslado e automóveis particulares. Desde o começo da ampliação, em novembro de 1998, até 2008 foram investidos R$ 40,6 milhões e o programa de expansão prevê investimentos de mais R$ 3 milhões até 2010, quando o complexo terá a capacidade ampliada para atendimento de 42 mil passageiros por dia.

A estrutura do terminal marítimo dispõe de salões de embarque e desembarque, sistema de comunicação audiovisual, agência do banco Safra (inclusive para troca de dólares), lojas de conveniência, lanchonetes, cafeterias, sanitários, telefones públicos, acesso à internet, instalações para atuação das autoridades (como: alfândega, polícia federal, Codesp, entre outros) e geradores próprios para situações de emergência.

Além disso, há postos de informações, agências e guias de turismo no local, com recepcionistas bilíngues para atender os passageiros. Também distribuem mapas e panfletos da Cidade e disponibilizam serviços de fretes de ônibus, micro-ônibus, vans e veículos para divulgar as atrações e o potencial turístico de Santos por meio de rotas turísticas.

O Porto de Santos presenciou fases que marcaram os navios de passageiros ao longo dos tempos, e atualmente, os transatlânticos são uma das principais atrações da Cidade, por serem ambiente de lazer contínuo direcionado para todas as idades, desde crianças até as pessoas mais idosas.

A Central de Fretes e Receptivo, prestadora de serviço e única empresa de transportes que trabalha internamente no Concais fazendo todo o traslado dos navios, disse que na temporada de 2007/2008, houve 94 dias de operação e 202 escalas, com um total de 587.324 passageiros. Já na temporada de 2008/2009, houve 105 dias de operação e 224 escalas, com um total de 768.016 passageiros.

E para a temporada de 2009/2010, que começará dia 23 de outubro de 2009 e encerrará somente em março de 2010, é esperada a movimentação de 845.918 passageiros, com 130 dias de operação e 255 escalas. Os 14 transatlânticos confirmados são: MSC Opera, MSC Lírica, MSC Orchestra, MSC Música, Costa Concórdia, Costa Mágica, Grand Celebration, Grand Mistral, Grand Voyager, CVC Imperatriz, CVC Zenith, Soberano, Vision e Splendour of the Seas. Com os dados disponíveis, estimam um crescimento de 7% na movimentação mas estes dados podem variar conforme o numero de escalas e navios confirmados até o inicio da temporada.

José Luís Blanco Lorenzo, diretor da Central de Fretes, disse que as obras de ampliação do Terminal de Passageiros foram essenciais para o desenvolvimento turístico em Santos, pois desta forma podemos atender os passageiros de turismo com maior conforto e rapidez.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s