Hipermercado oferece descarte sustentável

Fabiana Pardini Blanco

Os produtos eletrônicos muitas vezes são guardados ou jogados fora de maneira incorreta, o que traz prejuízos ao meio ambiente. Em razão disso, o Carrefour oferece o ‘Descarte Sustentável Carrefour’, que é uma iniciativa pioneira em parceria com a empresa Descarte Certo. Eles oferecem um serviço de sustentabilidade e assumem a responsabilidade já que são fornecedores de produtos eletro eletrônicos no mercado. A execução do serviço esta a cargo da Descarte Certo

O diretor geral da Descarte Certo, Ernesto Watanabe, afirma que o Descarte Certo é uma empresa que ajuda pessoas e empresas a dar mais sustentabilidade ao planeta, e atua em todo o Estado de São Paulo. Embora o nível de conscientização da população venha aumentando para a importância de dar o destino certo ao seu lixo. “No caso do lixo eletrônico, a maioria das pessoas não sabe qual é a maneira correta, onde encaminhá-lo e não tem recursos para transportá-lo.”

O objetivo é administrar um processo pelo qual o lixo eletrônico é coletado nas residências das pessoas ou em empresas e encaminhado para recicladoras certificadas que vão dar um destino correto para o material. É ajudar no trabalho de conscientização, selecionar empresas que façam a reciclagem adequada e promover os recursos de logística necessários para os produtos chegarem a elas.

Watanabe explica que é importante reciclar lixo eletrônico porque cada um deles possui em sua composição, substâncias perigosas para a natureza e para o ser humano, como: chumbo, mercúrio e fósforo. Quando esses produtos não chegam às recicladoras, acabam em córregos, terrenos baldios ou em aterros sanitários.  Alerta, também, que caso algumas destas substâncias forem parar, por exemplo, nos lençóis freáticos, as substancias se misturarão com a água que bebemos. “Além disso, a reciclagem correta privilegia o reaproveitamento das matérias primas, reduzindo a necessidade de extrair mais da natureza preservando-a e evitando a superlotação dos aterros. Para os materiais que não podem ser reciclados, existem aterros apropriados onde, na maioria dos casos, não se encontra lixo doméstico”, completa.

Segundo ele, o custo do serviço varia de R$2,50 a R$170, pois depende do tipo de produto, família que pertence, peso e tamanho por causa do transporte. Eles emitem um certificado garantindo que o lixo vai receber um tratamento adequado. “Ao contrário do que pensa boa parte das pessoas, reciclar corretamente o lixo eletrônico tem custo. Quando tratado corretamente, com os processos que maximizam o reaproveitamento das matérias primas e tratam de forma adequada o que não pode ser reaproveitado, o processo tem custo. Essa impressão vem dos casos em que se retira uma parte dos componentes e se deixa o restante para ser jogado no lixo comum. As pessoas têm ilusão que jogar o lixo fora é gratuito, quando na verdade, o tratamento que o poder público dá vem dos impostos, sendo, portanto, custeado pelo cidadão”, finaliza Watanabe.

A técnica de nutrição Fernanda Aparecida Costa da Silva afirma que não sabia do Descarte Certo e que o Carrefour deveria divulgar melhor. Porém, acredita que muita gente não aceitaria pagar uma taxa, mesmo sabendo que não prejudica o meio ambiente. O aposentado Raphael Toscano diz que para ele é novidade e não sabia que existia reciclagem de lixo eletrônico no Carrefour e que “pagaria se a taxa fosse pequena, pois não prejudica o meio ambiente. Mas que se for alta, não pagaria”.

A funcionária pública Rose Rodrigues sabia do descarte, mas não sabia que o Carrefour oferecia o serviço, tendo que investir mais na propaganda. Diz que já procurou um lugar que recicle lixo eletrônico e não achou, mas que é bom saber onde tem e onde possa descartar, pois vai acumulando em casa. A estudante Patrícia Fernandes reforça dizendo que não sabia do descarte sustentável no Carrefour, mas sabia sobre a reciclagem de lixo no Pão de Açúcar e que se fosse um valor simbólico e pequeno, ela pagaria sem problemas.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s