Mini rotatórias de Santos precisam de manutenção

Fabiana Pardini Blanco

A cidade de Santos possui um sistema de mini rotatórias e as rotatórias, que são implantadas com a finalidade de diminuir o número de conflitos existentes em interseções com baixa intensidade de tráfego e elevado índice de acidentes, permitindo a redução na velocidade de aproximação e ordenando as conversões. Entretanto, apesar de importantes, algumas não têm manutenção já que a pintura de solo esta desgastada, faltam diversos tachões e em algumas há uma má sinalização.

O aposentado Carlos de Freitas diz que na última vez que andou pelo bairro Marapé, reparou que no cruzamento da Rua Doutor Napoleão Lauriano com a Rua Saturnino de Brito, faltavam diversos tachões. Já a professora Andréa Solano diz “me recordo de ter passado por uma mini rotatória na Rua Frei Francisco com a Rua Benjamin Constant e ela estava com a pintura gasta. Acredito que o objetivo das rotatórias e das mini rotatórias é o de oferecer segurança para pedestres e para os próprios motoristas, mas sem manutenção, elas aumentam o risco de acidentes e conflitos no trânsito.”

A assessora de imprensa da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), Cleide Quintas, explica que rotatórias são as praças existentes em interseções e mini rotatórias são rotatórias de pequeno diâmetro e que são utilizadas com grande eficiência na educação de acidente. A mini rotatória é um círculo pintado no centro de um cruzamento, com duas aproximações ou mais, rodeado de tachões refletivos e de sinalização de canalização orientando o fluxo de veículos e na proibição de estacionamento nas aproximações.

Sendo assim, Cleide esclarece que “devido à grande demanda de locais a sinalizar, a CET-Santos prioriza os locais mais críticos em relação à gravidade dos acidentes registrados. As manutenções são programadas por meio de vistorias e solicitações externas (ouvidoria pública, Câmara de vereadores, munícipes), de toda a sinalização vertical (placas), horizontal (pintura de solo) e semafórica do município, inclusive nas interseções onde existem mini rotatórias”.

E concorda que não só com as mini rotatórias, mas como em qualquer cruzamento/interseção cuja sinalização não esteja em bom estado de visualização pode causar dúvida na interpretação da sinalização por parte dos motoristas, causando risco de acidentes.

Cabe informar que estes dispositivos são implantados somente após um amplo estudo técnico de engenharia de tráfego, realizado por profissionais, com base em vistorias realizadas no local em diversos períodos do dia e da semana. É feita, ainda, análise das características físicas da via, com contagem de volume de veículos, colhendo, sempre que possível, informações com moradores do local para averiguação dos reais problemas que ocorrem na interseção.

Os locais que receberam este tipo de sinalização tiveram redução significativa no número de acidentes, que ocorriam inclusive com vítimas graves, comprovando a eficácia deste dispositivo. Como exemplos, alguns cruzamentos: Rua Teixeira de Freitas com a Rua Evaristo da Veiga, houve redução de 75% no índice de acidentes e Rua Machado de Assis com a Rua Armando Salles de Oliveira, redução de 85,71% no índice de acidentes.

“Há projetos em análise e aguardando a implantação de rotatórias nos cruzamentos: Rua Frei Francisco Sampaio com a Rua Castro Alves (Embaré); Rua Guaíbe com a Rua Jurubatuba (Aparecida); Rua Napoleão Laureano com a Rua São Judas Tadeu (Marapé); Rua Frei Francisco Sampaio com a Rua Delfim Moreira (Embaré); Rua Frei Francisco Sampaio com a Rua Antenor Bué (Aparecida) e por fim, a Rua Álvaro Alvim com Rua Min. João Mendes (Embaré). E para a implantação, são levados em conta o número de acidentes com vítimas, fluxo veicular e entre outros”, finaliza a assessora da CET.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s