Moradores deixam ruas com a cara do Brasil

Fabiana Pardini Blanco

Com a Copa do Mundo da África do Sul se aproximando, moradores se unem para pintar e enfeitar as ruas de Santos. No conjunto habitacional do BNH, algumas ruas já estão sendo pintadas e outras estão em fase de organização.

O estudante Diego Chiapetta da Silva explica que primeiramente eles arrecadam dinheiro com os vizinhos da rua e até fazem rifa para comprarem o material necessário, como: tinta a óleo ou esmalte sintético, e bandeirinhas.

Chiapetta é quem desenha na rua onde reside e conta que como trabalha, só tem a noite para desenhar, então fica das 19 horas até de madrugada desenhando para depois todos pintarem. “Quando eu era criança, comecei a pintando o meio-fio e agora sou eu que faço os desenhos. Mesmo com os estudos e o trabalho, não deixo de ajudar o pessoal na rua. Muitos aqui fazem o mesmo”.

Geralmente, os moradores do conjunto pintam calçadas, postes, colocam bandeiras, fitinhas e fazem os desenhos nas ruas. “O objetivo principal é reunir o pessoal da rua e se divertir, tudo vira bagunça. Nesse ano, umas das pinturas serão bandeiras dos países e consagrados jogadores, como Pelé, Ronaldo e Romário. Todos da rua ajudam a pintar e colaboram com as artes, até mesmo os mais idosos participam”.

O aposentado e dono de uma banca, Adelino Arruda, afirma que tem a banca há vinte anos e que tudo é festa, pois esse tipo de manifestação sempre existirá. Só aponta o problema de que, mesmo depois da Copa, as pinturas ainda ficam lá e ninguém pinta por cima. Ainda há restos de pintura da Copa passada.

O militar Francisco Saldanha diz que acha bonito essa manifestação, mas que não vê problema e só quer ver o Brasil ganhar. “Fica por muito tempo essas pinturas”, finaliza.

A aposentada Amandina Rosa da Silva gosta porque não é uma coisa que acontece todo dia. Conta que todo ano que tem Copa, os vizinhos pintam e enfeitam as ruas. “Geralmente eles perguntam quem quer colaborar e a gente ajuda como pode. Todos se unem para pintar e em dia de jogo compramos apitos. Quando o Brasil faz gol, saímos para a rua para brincar e comemorar”.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s