O jornalista do Século 21

Fabiana Pardini Blanco

O jornalismo sempre esteve ligado à tecnologia e, por isso, deve se modificar a cada novo invento, tornando essencial que o profissional dessa área se reinvente e utilize o mundo digital como ferramenta cotidiana sem deixar de cumprir as atividades tradicionais.

Com o crescimento rápido e sedutor da tecnologia, temos que compreender como é viver esse relacionamento, nos questionando sobre, por exemplo, quais ferramentas agregarão conhecimento profissional e, então, usar a criatividade, aplicar novas práticas, desenvolver linguagens e lidar com novas plataformas.

A união das mídias com os recursos infinitos que a internet proporciona, faz com que a transmissão de informações seja em tempo real, além de possibilitar a interatividade e customização. Vê-se pelos portais jornalísticos que continuam com as características tradicionais, como editorias, capa, manchetes, chamadas e publicidades, mas que aliados à tecnologia ganharam mobilidade e rapidez.

Atualmente, não basta ser um especialista em tudo, é preciso acompanhar as evoluções tecnológicas constantemente e ininterruptamente. É preciso entender as configurações e especificações para tirar o melhor proveito dos computadores, notebooks e smartphones, além de ter conhecimentos básicos de design, programação, marketing e economia digital.

Em suma, é importante que o jornalista jamais durma no ponto, que exerça suas antigas funções, mas agora, elaborando informações na nuvem. Sair da zona de conforto é necessário para criar novas ideias e conceitos reais do mundo.

 

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s