O Poder da Informação

Fabiana Pardini Blanco

A importância do livro antes da imprensa era fundamental porque era o único veículo de informação, porém era de difícil acesso por não terem copias a serem distribuídas e só ficava na mão da alta sociedade. As informações eram como instrumentos fundamentais para conseguir a liberdade e o poder, por isso, quem tinha o conhecimento possuía o poder da sociedade, que é o caso da Igreja antigamente por suas bibliotecas que possuíam livros religiosos.

No filme “O nome da rosa”, há um mosteiro com uma biblioteca instalada numa torre acessível através de um labirinto de escadas e corredores, no qual poucos monges tinham acesso autorizado devido às relíquias arquivadas, e para eles que sabiam o verdadeiro valor dos livros, era normal que procurassem ocultar suas descobertas e eram contra a liberdade de pesquisa na biblioteca, pois quando as pessoas começassem a ter informações, iriam questionar e desconfiar dos fundamentos impostos.

A Igreja e seus integrantes eram mais privilegiados com uma vida confortável do que a população que vivia na miséria, e não aceitavam que pessoas comuns tivessem acesso aos dogmas, nem questionassem ou fossem contra os mesmos. Por esse motivo, foi instaurada a Santa Inquisição, que tinha como objetivo punir os crimes praticados contra a Igreja ou para qualquer um que não cumprisse com as regras impostas.

Mesmo com o passar dos anos, os livros ainda têm a sua importância e nos proporcionam saberes. Atualmente existem vários tipos de livros, alguns são registros escritos do que existe a nossa volta, outros da nossa imaginação ou, até mesmo, das nossas vidas. E com a chegada da imprensa e seus vários meios de comunicação, qualquer acontecimento, pode ser transmitido para qualquer parte do mundo e para qualquer classe social.

O livro e a imprensa, foram grandes avanços na história da comunicação, desempenharam a junção das ideias, a leitura foi mais valorizada e passou a ser transmitida para outros indivíduos, sendo assim, socializada e passaram a circular com maior velocidade. Durante sua evolução, se consolidou de várias formas e se tornou essencial, então, é preciso utilizar-se dela como um instrumento de vida.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s