Programa Brasil Alfabetizado se expande ao litoral santista

Fabiana Pardini Blanco

A Prefeitura de Santos, em parceria com o Governo Federal, instalou no dia 5 de Outubro, a primeira sala de aula do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) da cidade. O local escolhido é o salão de festas do Condomínio Edifício Vitória, na Rua João Pessoa, 400 – Centro Histórico de Santos. O objetivo é contribuir para superar o analfabetismo no Brasil, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida, ajudando a dar continuidade aos estudos.

O programa é desenvolvido em todo o território nacional, atendendo a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste.

Segundo a chefe da Seção de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação (Seduc), Cláudia Resende Prol, o MEC realiza o Programa Brasil Alfabetizado desde 2003, e já foi desenvolvido em Santos entre 2004 e 2006. Retomado agora, o programa ainda está em processo de implantação. “É uma porta de acesso à cidadania e desperta o interesse pela elevação da escolaridade, ampliando as oportunidades educacionais para jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não tiveram acesso ou permanência na educação básica.”

Cláudia explica que cada Instituição, que faz a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado, pode escolher o período do dia (manhã, tarde e noite) e os dias que melhor atendam às necessidades de sua comunidade. A carga horária para as aulas é de 12 horas semanais, o número pode variar de 14 a 25 alunos por sala (não há separação por faixa etária) e o professor recebe uma bolsa de R$ 250,00 mensais do Governo Federal. “O programa pode durar de seis a oito meses e depois, esperamos encaminhá-los para o programa municipal Educação de Jovens e Adultos, que permite cursar do 1º ao 9º do ensino fundamental, em quatro anos”, finaliza.

A coordenadora do programa e da Seduc, Cássia Elizabeth Asenjo Fadário, diz que depois da inauguração dessa sala no Edifício Vitoria, já foram instalados mais nove núcleos que já estão em funcionamento, entre eles: a Associação dos Cortiços, a Associação Novo Mundo e Paróquia São Jorge. E está em formação um núcleo na Igreja da Rua Maria Máximo, na Ponta da Praia e estão tentando formar um na Unimonte na Rua Brás Cubas, porém precisa de alunos. “No total, esperamos ter 11 núcleos funcionando, mas se tivermos mais alunos interessados, nada nos impede de criarmos outros”.

Os alfabetizadores têm duas reuniões ao mês com a coordenadora Cássia e muitos deles já fazem algum trabalho voluntário em comunidades carentes. “Confesso que estava receosa antes de começar, mas os alunos quebraram totalmente essa visão: são extremamente receptivos e vêm com uma enorme expectativa e interesse. A cada núcleo que visito é uma esperança, eles têm vontade de crescer e mudar a vida, a resposta é sempre positiva”.

A alfabetizadora Rosa Alice Dias que acompanha os 14 alunos do Edifício Vitória, diz “eles estão super envolvidos e possuem muito entusiasmo. No dia 19 de outubro, vieram duas alunas que não vieram semana passada porque estavam com vergonha. Procuramos trabalhar o dia-a-dia deles, o concreto e o real, como: receitas de bolo, contas, metros de piso e litros de tinta. Semana passada, trabalhamos os nomes e idades para fazermos as contas de quem era o mais novo e o mais velho da classe e eles aprenderam a localizar as regiões e estados em que nasceram no mapa.”

A aluna Cilene da Silva, de 56 anos, conta que estudou até os dez anos de idade, e acredita que o estudo é muito importante. “Sei ler e escrever, mas não sei matemática e isso faz muita falta, por exemplo, na hora de fazer compra no mercado. Às vezes, meus netos me pedem ajuda com lições de casa e eu fico chateada por não poder ajudá-los”.

Para solicitar o pré-cadastro acesse: brasilalfabetizado.mec.gov.br. Para maiores informações, basta ligar na Seduc (13) 3211-1818.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s