ProJovem estimula conclusão do Ensino Fundamental

Fabiana Pardini Blanco

Estão abertas as inscrições, até o dia 5 de abril, para o ProJovem Urbano, um programa do governo federal que visa atender pessoas, de 18 a 29 anos de idade, interessadas em concluir o ensino fundamental em 18 meses. É sua 2ª edição e tem como lema “Eu quero ser, eu posso”. As aulas terão inicio no dia 26 de abril e seguirão até outubro de 2010.

A coordenadora executiva do ProJovem, Simone de Melo, explica que os pilares do programa são a conclusão do Ensino Fundamental, a qualificação profissional básica e uma participação cidadã. Além disso, os participantes receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$100 que está condicionada ao estudo.

A diferença da 2ª edição para a 1ª, realizada em 2008, é que nessa os alunos terão acesso à qualificação profissional básica em turismo, hotelaria, arte e cultura. No campo de turismo, os participantes aprenderão a organizar os eventos, serviços de recepcionista de hotéis e monitores. Na Arte e cultura, envolverá formação de fotógrafo social e videomakers, que aprenderão a operar câmeras de vídeo, a finalizar e a editar vídeos. “É um projeto de inclusão social e apesar dos nossos problemas e dos deles, essa é a grande chance da vida deles”, encerra Simone.

O educador Gabriel Arcanjo Juliano Suchini explica que para ser um professor do ProJovem, é realizada uma prova da Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae) e que isso dá uma base para trabalhar com essa faixa etária. De quinze em quinze dias, uma pessoa da Fundação vai até o local para reorganizar e passar novas informações.

“A situação social dos alunos é de exclusão social em todos os sentidos, a maioria das jovens não concluiu o Ensino Fundamental porque ficaram grávidas e os jovens, na maioria, vieram de outros estados para procurar emprego e deixaram de lado os estudos”. Em dezoito meses não dá para reaver tudo que na escola convencional, mas o objetivo do projeto é dar uma formação necessária e estimular a vontade deles, para correrem atrás depois da conclusão do projeto, diz Arcanjo.

A coordenadora Ana Maria Silva afirma que a base é utópica e um pouco torta, mas qualquer retorno que os alunos derem é lucro, pois é uma forma de ‘reensinar’ a pessoa a ter direitos e os fazer perceberem que se tiver vontade, uma oportunidade de um emprego melhor e a faculdade não estão distantes como eles pensam e que eles podem recuperar os anos que perderam.

Auxiliar de limpeza, a aluna Cícera Maria da Silva Lima de 30 anos, afirma que procurou o ProJovem por causa da conclusão do ensino fundamental e pelo curso profissionalizante. E futuramente, tentar um emprego melhor e conseguir entrar numa universidade.

Os interessados devem comparecer em um desses locais: Escola Avelino da Paz Vieira (Rua Sete de Setembro, 22 – Vila Nova), Dino Bueno (Rua Cunha Moreira, 134 – Encruzilhada), Pedro Crescenti (Av. Brigadeiro Faria Lima s/n° – Jardim Castelo), Esmeraldo Tarquínio (Rua Dr. Alderico Monteiro Soares s/nº – Bom Retiro) e ProJovem Urbano (Avenida Ana Costa 285 – sala 3, Encruzilhada), sendo as escolas Dino Bueno e Esmeraldo Tarquínio os locais onde serão realizadas as aulas.

Para a inscrição do ProJovem são necessários: RG, CPF, comprovante de residência e o histórico escolar (originais e cópias). A pessoa deve saber ler e escrever. Ao todo serão 700 vagas por edição, que serão dividas em 350 para a Zona Noroeste e 350 para a Zona Leste. Após o término do ProJovem, os alunos saem com o certificado do ensino médio e de qualificação profissional básica.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s