Trânsito tem semana especial para motoristas

Fabiana Pardini Blanco

Os motoristas terão muito no que refletir nos próximos dias, graças a dois movimentos distintos. Ontem teve inicio a Semana Nacional de Trânsito que se estenderá até o dia 25 de setembro. Tem como tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha – Abrace essa ideia” para destacar a necessidade do cinto de segurança para todos e da cadeirinha para crianças com até 7 anos e meio. E no próximo dia 22, acontece um evento focado no transporte alternativo.

Na campanha realizada no sábado no cruzamento da Avenida Ana Costa com a Avenida Presidente Wilson, ocorreu distribuição de panfletos e performances, com a presença de agentes de trânsito e coordenadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Nas paradas dos veículos, era realizada uma simulação da parada brusca de um carro, onde uma boneca era lançada para frente, fazendo o papel da criança.

Segundo a diretora de planejamento e projetos da CET, Luciane Beck, essas encenações dão mais clareza ao motorista do que ocorre quando não se usa o cinto de segurança.

Explicou também que a Semana seguirá com ações educativas para crianças, com uma aula de legislação de trânsito, e para adultos, com curso de aperfeiçoamento profissional e uma palestra sobre direção defensiva. “Tem como objetivo também a conscientização da população sobre problemas do meio ambiente, da saúde e dos malefícios causados pelo automóvel, como poluição, doenças respiratórias, sedentarismo, acidentes e perda de tempo em congestionamentos”, diz.

Ao lado do filho de quatro anos, o empresário Mário Alipio Lima Carvalho afirmou que não gosta de carro por motivos de segurança, e prefere andar de bicicleta e ônibus. “Prezo muito a segurança da minha família, sempre coloco meu filho na cadeirinha com o cinto e geralmente, algum adulto senta com ele no banco de trás. Eu tinha uma bicicleta, mas roubaram, então estou acostumando meu filho a andar de ônibus.”

Além disso, Carvalho questiona o motivo dos ônibus não terem cinto de segurança. “Ajudaria muito na segurança dos passageiros, afinal, às vezes os motoristas dão freadas bruscas. Acredito que se o preço do ônibus fosse mais barato, diversas pessoas iriam utilizá-lo”.

Sem carro – O segundo evento da semana é o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro e tem o intuito de incentivar o uso de transporte alternativo, como bicicleta, ônibus, táxi e até mesmo a pé. Além de conscientizar a população dos problemas causados pelo uso dos automóveis pretende contribuir com o meio ambiente e com a saúde da população. Para marcar a data, haverá uma reunião pública no Emissário Submarino, das 9h às 14h, com a presença das Secretárias da Prefeitura de Santos e da CET. Será um espaço para as pessoas se encontrarem e trocar ideias, e cada secretaria irá falar sobre seus respectivos projetos.

O taxista Luiz Felipe Cunha Ataíde, de 24 anos, diz que deixaria de usar seu carro particular no dia, porém não deixaria de usar o táxi porque é sua fonte de renda. “Acredito que as pessoas não deixarão de andar com seus automóveis, mas acho importante a Cidade incentivar o uso de meios de transportes alternativos”, finaliza.

O agente de trânsito da CET, Jairo Alberto Nicolucci Guerra, de 25 anos, acha importante a conscientização das pessoas, ainda mais por trabalhar diretamente com o trânsito. “Acredito que o maior problema do trânsito em Santos é o uso excessivo de automóveis. Eu deixaria meu carro na garagem sem problemas porque prefiro andar de bicicleta, por ter mais facilidade de locomoção, ainda mais em horário de pico”, acrescenta.

O ajudante geral de um edifício, Cláudio Roberto Morais Araújo, de 37 anos, não estava ciente do Dia Mundial Sem Carro, mas apoiou a iniciativa. “Não possui carro, mas mesmo que eu possuísse não andaria, só se eu tiver necessidade porque dependendo da distância de um trabalho ou colégio daria para usar ônibus ou bicicleta”.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s