União do Teatro Guarany com Escola de Artes Cênicas

Fabiana Pardini Blanco

Após um incêndio em 1981, o Teatro Guarany, que fica na Praça dos Andradas nº 100, foi restaurado pela Prefeitura de Santos com a proposta de não negar suas características originais e reinaugurado em 7 de dezembro de 2008. Atualmente, concluída sua reinauguração, tem capacidade total para 350 pessoas, incluindo ateliê, camarins, camarotes, café, administração, saladas de aula, laboratórios de som, iluminação e cenografia.

Sua reinauguração permitiu um enriquecimento cultural aos santistas e um ‘novo’ local para realizações de espetáculos e ajudará na formação de novos artistas devido à Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, que conta já com 220 alunos. A escola era conhecida como “Escola Livre de Artes Cênicas” e ficava na Rua Júlio Conceição, 173 (Vila Mathias), e agora tem sua sede dentro do Teatro.

O diretor da Escola de Artes Cênicas, Márcio de Souza, explica que a ideia de colocar uma escola de artes cênicas dentro do teatro veio da Prefeitura e é vinculada à Secretaria de Cultura de Santos.

Para tornar-se aluno, há um processo de inscrição, seleção e por fim, a matrícula. “Todo esse processo é para sabermos qual o grau do candidato para colocarmos em uma sala de acordo com sua idade e seu grau de formação. Já temos lista de espera para o ano que vem, e a próxima inscrição será aberta em janeiro de 2010 e provavelmente, as seleções serão em fevereiro”, completa Souza.

“Embora seja gratuita, não há uma classe social predominante, as classes são bem heterogêneas, e tem alunos de várias idades, desde crianças de sete anos, adolescentes, adulto a idosos. O núcleo é dividido em: infantil, básico e terceira idade. Hoje, contamos com 220 alunos em geral e o bom, é que estão sempre abertos a entender e fazer o que lhes é proposto.”, esclarece.

No final do ano, os alunos fazem uma apresentação aberta ao público com uma amostra do que foi estudado e aprendido durante as aulas. Há toda uma grade de disciplinas teóricas e práticas: interpretação, expressão vocal e corporal, história do teatro, jogos teatrais. Além de oficinas, como: cenário, figurino e maquiagem.

Valmir Gomes Nascimento, aluno da escola, disse que ele mesmo descobriu sobre a escola, foi ao teatro e acompanhou o processo durante dois meses. Agora ele é aluno e pretende seguir a carreira de ator.

Andréia Fernandes, também aluna da escola, afirma que a união da escola com o teatro tem tudo a ver e é um ótimo lugar para começar, “Aqui, nós somos bem tratados e a grade de ensino é muito boa”, finaliza.

Luiz Antônio Souza Campos descobriu a escola por amigos e conta que é uma ótima oportunidade para eles aprenderem, realmente, o funcionamento do teatro, desde o camarim até em cima do palco.

Para maiores informações, o telefone da Escola de Artes Cênicas é 3219-3827 e o do teatro é 3219-3828.

Voltar >

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s